A ONU que vá às favas. Que cuide da sua incompetência na Síria! Se quer Lula presidente, Fernandinho Beira Mar pode ser Imperador!



A ONU serve para muito pouca coisa. Mas, certamente, não serve para dar pitaco nos assuntos jurídicos dos países. Como disse o ministro Luis Roberto Barroso, do TSE, a ONU é um órgão administrativo. Não tem função jurisdicional. Portanto, a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, de que Lula pode ser candidato enquanto aguarda o julgamento final do seu caso, é uma balela. A ONU não tem força jurídica alguma, especialmente para se sobrepor à lei brasileira. E a legislação brasileira, com base na Lei de Ficha Limpa, é clara. Diz que nenhum cidadão brasileiro pode ser candidato caso tenha sido condenado por um órgão colegiado. Ou seja, em segunda instância

Por outro lado, na carona do voto de Fachin : “embora Lula esteja inelegível pela Lei da Ficha Limpa, é preciso aguardar decisão final de comitê da ONU que recomendou a participação do ex-presidente na eleição de outubro”, o PT decidiu apostar na possibilidade de que, por sorteio, o caso de Lula caia no Supremo com o ministro Ricardo Lewandowski, que poderia tomar decisão monocrática de suspender a decisão do TSE e, como Edson Fachin, assegurar o cumprimento de recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU.
O PT acredita, ainda, que, se no sorteio o processo cair com os ministros Marco Aurélio Mello ou Celso de Mello, pode ser levado ao plenário, com a possibilidade de ser concedida liminar, garantindo a manutenção da candidatura de Lula.
Ao mesmo tempo, o PT vai apresentar petição ao Comitê de Direitos Humanos da ONU informando que as autoridades brasileiras não atenderam à sua recomendação. Essa medida, no entanto, é muito mais simbólica do que passível de efeito concreto.




Comentários

Anônimo disse…
Assistam o documentário satírico UN Me (ONU e Eu, em tradução livre), que pretende ridicularizar o trabalho das Nações Unidas. A intenção dos diretores Matt Groff e Ami Horowitz é mostrar ao mundo que “incompetência e corrupção” são as melhores palavras para definir o órgão internacional.
Tem muita verdade não dita!
Anônimo disse…
Direitos humanos para um bandido? Que a ONU vá atrás das torturas e outros procedimentos degradantes e desumanos por parte das forças de segurança e do exército" na Síria, onde o regime de Bachar al-Assad fez uma chacina!
Anônimo disse…
Onde fica a soberania nacional! O Filho do Brasil foi condenado por duas instâncias! Ponto final!
Anônimo disse…
O Brasil não é obrigado a seguir a opinião de técnicos da ONU quando o assunto já foi julgado pela lei brasileira. É claro que tem um dedo nessa cumbuca!
Anônimo disse…
O Sistema das Nações Unidas, para quem não sabe, é composto por centenas de organismos. Imaginem se essa miríade de órgãos burocráticos internos pudesse tomar decisões sobre assuntos domésticos – notadamente sobre sentenças de justiça penal – em algum Estado-nação.
Anônimo disse…
As mentiras e a propaganda enganosa do PT só prosperam em razão da ignorância amazônica de nossa gente. Se estudassem o que é a ONU e como ela funciona, parariam de repetir besteira. Centenas de agências, comitês, comissões e entidades credenciadas que estão abrigadas no chamada Sistema das Nações Unidas, não falam pela ONU, nem mesmo o Secretário Geral (em boa parte dos assuntos): só a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança.
Anônimo disse…
Imaginem se alguns desses órgãos componentes do chamado Sistema das Nações Unidas resolvessem se meter em assuntos internos dos países membros. Vejamos alguns. A AID, Associação Internacional do Desenvolvimento, a AIEA, Agência Internacional de Energia Atômica, o BIRD, Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, a CEPAL, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, a CFI, Corporação Financeira Internacional, etc.
Tudo é ONU? Num certo sentido, sim. No sentido de que essas entidades pertencem ao Sistema das Nações Unidas. Mas nenhuma fala pela ONU ou está acima do colegiado dos países membros. Quando um desses órgãos (ou várias dezenas de outros, não citados acima) toma alguma decisão, esta não é – a não ser quando referendada pela Assembléia Geral – uma “decisão da ONU”. É mera protelação do PT.
Anônimo disse…
O candidato Fernando Haddad aproveita a desinformação reinante para dizer que houve decisão da ONU para Lula ser candidato e que isso tem força de lei. Está enganando os incautos que não têm a menor noção de como funciona o Sistema das Nações Unidas. E o pior é que os jornalistas – também ignorantes, na média – repetem a falsa narrativa.